Youtubeplay

Professora relata experiência na ONG Médicos Sem Fronteiras

topo Jornal UFG 76

Professora relata experiência na ONG Médicos Sem Fronteiras

Ionara Rabelo, da Regional Goiás, já atuou cinco vezes junto à organização e esteve na África, Oriente Médio e América do Sul

Texto: Weberson Dias  | Fotos: Arquivo Pessoal

Para Ionara Rabelo, cada país é uma nova e diferente experiência, sempre com algo a aprender

A psicóloga e professora dos cursos de Filosofia e Serviço Social da UFG Regional Goiás, Ionara Rabelo, retornou no início deste ano da viagem a Turquia e Síria, países onde esteve em missão auxiliando a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). Essa é a quinta viagem que a professora faz pela entidade a países nos quais a crise humanitária já é uma realidade. Ionara Rabelo, que já esteve no Oriente Médio, Turquia, Síria e Libéria, relata que o trabalho voluntário é algo que modifica a percepção do mundo.

Segundo a professora, fazer parte da UFG Regional Goiás é um estímulo para estudar as metodologias humanitárias internacionais para a intervenção junto às crianças e mulheres em situação de violência. Segundo ela, a Universidade autoriza sempre que ela faz o pedido de afastamento para outro país e, na volta, ela pode então produzir reflexões teóricas por meio de artigos científicos ou capítulos de livros. “Vinculado com a produção do saber, compartilho minhas experiências com os alunos e crio novas perspectivas de trabalho junto a eles”, detalha.

O trabalho voluntário, de acordo com Ionara Rabelo, é algo que modifica a percepção do mundo e o maior desafio é se perceber fazendo parte da história e ajudando a alterar sua escrita, talvez para construir em conjunto um mundo melhor. “Quando estamos lá, como profissionais, cuidamos pensando no outro. Nosso compromisso é de construirmos juntos. A ‘Médicos Sem Fronteiras’ me ajudou a ampliar minha perspectiva de compromisso social, de imaginar que o mundo pode ser melhor e que eu contribuo com uma pequena parte, não importa em que ponto do mundo eu esteja”, afirma.

No trabalho, a professora sempre tenta desenvolver metodologias novas, que envolvem sobreviventes de países em conflito ou vítimas de violência

A menina e a boneca

O atendimento ao longo de vários meses de uma menina síria de quatro anos de idade foi uma das experiências mais marcantes para Ionara Rabelo. A professora recorda-se que, durante a guerra e sem energia elétrica, a casa da criança pegou fogo e ela perdeu sua irmã gêmea. Só restou ela, a mãe, a irmã de cinco anos, o pai e o avô. No mesmo incêndio, a criança teve 90% do corpo queimado e seus ossos dos pés ficaram totalmente deformados, tamanha a gravidade das queimaduras.

“Por muitos meses, a criança ficou internada, passando a ter medo da equipe médica e horror a hospitais. Por causa disso, quando chegamos ao país, tivemos que prepará-la para a próxima cirurgia. Com o auxílio da mãe, consegui construir o vínculo de confiança com a menina. Entre as estratégias adotadas por mim estavam a ludoterapia e as massinhas de modelar, sempre com apoio da mãe e da irmã um pouco mais velha que ela. Sentávamos juntas no chão e brincávamos durante as sessões, geralmente brincadeiras que envolviam cuidados”, relata. Nessas sessões a professora descobriu que a criança destruía todos os presentes novos que ganhava, como forma de voltar para a casa incendiada. “Ela também se mostrava irritada o tempo todo, não se alimentava nem dormia direito, sempre chorava antes do banho, não deixava ninguém tirar a meia dos pés e não permitia que ninguém os lavasse”, completa Ionara Rabelo.

A professora explica que a menina sofria muito quando tinha que fazer exames e passar por consultas. “Foram várias sessões até que pudesse aceitar novas brincadeiras, novos ambientes, uma nova perspectiva de vida. Foi em uma dessas sessões que trabalhei o cuidado dela com a boneca, brincávamos que a boneca iria precisar de uma cirurgia no pé. Na preparação para a cirurgia a mãe nos explicava como a boneca poderia se sentir mais segura. Pusemos o hijab (véu que cobre a cabeça das muçulmanas) na boneca, enfaixamos a perna, colocamos talas feitas de lápis de cor e, em uma folha, desenhei o Raio-X e brincamos que iríamos fazer a cirurgia na boneca. Ao voltar para casa, orientei a criança que ela e a irmã mais velha deveriam criar brincadeiras, mas que a boneca não poderia sair da cama por dois dias, até voltar para a sessão. Com isso, a pequena síria começou a se preparar para o longo processo de recuperação cirúrgica que ela teria que enfrentar, aprendeu a confiar na equipe médica e a dar limites de como tocá-la”, relata a professora. “Isso é fantástico, emociono-me só de lembrar”, conclui.

A menina e a boneca

Médicos Sem Fronteiras

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. No Brasil, a Médicos Sem Fronteiras (MSF) chegou em 1991. A entidade é independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam.

Para saber mais acesse aqui o site da ONG

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Regional Goiás Médicos Sem Fronteiras