Weby shortcut
Youtubeplay

Programa incentiva permanência de estudantes de Odontologia

 

 

Programa incentiva permanência de estudantes de Odontologia

Programa fornece instrumentos odontológicos para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para cursar disciplinas práticas

Texto: Italo Wolff | Foto: Carlos Siqueira

 

 Odontologia

Verba do Pnaes possibilita empréstimo de instrumentos para aulas práticas

 

O Programa Instrumental Odontológico de Incentivo à Permanência, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procom) e a Faculdade de Odontologia (FO) da UFG, possibilita o custeio de instrumentos odontológicos àqueles alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Utilizando verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o programa, que faz parte do conjunto de ações de apoio ao discente, contempla atualmente 36 alunos com instrumental clínico e laboratorial – 12,4% do total de alunos matriculados no Curso de Odontologia da UFG.

 

Segundo a diretora da Faculdade de Odontologia, Enilza Maria Mendonça de Paiva, “as listas de instrumental, requisito para aulas práticas, mesmo em universidades públicas, representam barreiras na escolha da profissão e dificuldades para famílias de baixa renda”. Com o suporte do programa, os alunos contemplados recebem esses materiais, utilizam-nos no decorrer do curso e os devolvem para a instituição quando sua necessidade for superada. Para a diretora da FO, o programa tem vantagens comprovadas pela evasão universitária nula entre os alunos beneficiados.

 

O programa vem crescendo desde sua criação, em 2009, ano em que contemplou cinco dos 60 alunos ingressantes. Enilza Paiva explica que este movimento busca acompanhar o aumento da política de cotas, já que em 2016, 50% das vagas serão destinadas a alunos cotistas. O programa é tido como exemplo e já despertou atenção de outras universidades, sendo debatido em eventos, como o Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), no qual o Pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais, explicou a pró-reitores de outras universidades seu funcionamento.

 

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

 

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Odontologia PROCOM Permanência instrumentos odontológicos

Listar Todas Voltar