Youtubeplay

Programa incentiva permanência de estudantes de Odontologia

Programa fornece instrumentos odontológicos para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para cursar disciplinas práticas

Texto: Italo Wolff | Foto: Carlos Siqueira

Odontologia

Verba do Pnaes possibilita empréstimo de instrumentos para aulas práticas

O Programa Instrumental Odontológico de Incentivo à Permanência, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procom) e a Faculdade de Odontologia (FO) da UFG, possibilita o custeio de instrumentos odontológicos àqueles alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Utilizando verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o programa, que faz parte do conjunto de ações de apoio ao discente, contempla atualmente 36 alunos com instrumental clínico e laboratorial – 12,4% do total de alunos matriculados no Curso de Odontologia da UFG.

Segundo a diretora da Faculdade de Odontologia, Enilza Maria Mendonça de Paiva, “as listas de instrumental, requisito para aulas práticas, mesmo em universidades públicas, representam barreiras na escolha da profissão e dificuldades para famílias de baixa renda”. Com o suporte do programa, os alunos contemplados recebem esses materiais, utilizam-nos no decorrer do curso e os devolvem para a instituição quando sua necessidade for superada. Para a diretora da FO, o programa tem vantagens comprovadas pela evasão universitária nula entre os alunos beneficiados.

O programa vem crescendo desde sua criação, em 2009, ano em que contemplou cinco dos 60 alunos ingressantes. Enilza Paiva explica que este movimento busca acompanhar o aumento da política de cotas, já que em 2016, 50% das vagas serão destinadas a alunos cotistas. O programa é tido como exemplo e já despertou atenção de outras universidades, sendo debatido em eventos, como o Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), no qual o Pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais, explicou a pró-reitores de outras universidades seu funcionamento.

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

Fonte : Ascom UFG

Categorias : Odontologia PROCOM Permanência instrumentos odontológicos