Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

EDITORIAL: Mais informações para ampliar as discussões

cabeçalho 73

 

 

 

EDITORIAL: Mais informações para ampliar as discussões

Texto: Michele Martins*
        

Nessa edição, o Jornal UFG traz informações sobre diferentes temas, como ética, qualidade de vida, saúde, serviço público e sustentabilidade, que estão em constante debate dentro da Instituição. Saiba, por exemplo, quais são as implicações acadêmicas para quem comete plágio e confira como são compostos e o funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).


No mês de junho é celebrada a Semana Nacional do Meio Ambiente e, por esse motivo, a mesa-redonda traz um debate sobre o conceito de sustentabilidade e o que pode ser feito para a promoção de ações sustentáveis em nível pessoal e empresarial. A retomada desse assunto serve também para a realização de um balanço do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFG, idealizado como ferramenta de planejamento e lançado em março de 2014.


Quanto ao tema da saúde, alguns destaques desta edição reafirmam a UFG como uma das instituições que mais contribuem para o desenvolvimento de novos recursos de prevenção e tratamento de doenças. Confira como uma nova alternativa contra a Tuberculose pode surgir das pesquisas do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), onde uma equipe de pesquisadores se dedica há 14 anos tentando obter uma vacina capaz de prevenir a infecção.


Na entrevista, veja o que a professora da Faculdade de Farmácia, Carolina Horta Andrade, ressalta sobre suas pesquisas com novos fármacos contra a Leishmaniose. Ela foi a primeira goiana a conquistar o prêmio Para Mulheres na Ciência, único programa brasileiro dedicado a mulheres cientistas, realizado pela L’Oréal e pela Unesco. Confira também uma matéria sobre as mudanças nas regras atuais de previdência e os benefícios da carreira do servidor público federal nas últimas décadas. Boa leitura!

 

* Coordenadora de imprensa da Ascom

 

Categorias : Opinião Sustentabilidade

Listar Todas Voltar